Consultoria de planejamento para adoção de tecnologias da Indústria 4.0
Conheça o Workshop 4.0
A Indústria 4.0 diz respeito à utilização de tecnologia de informação (TI) e de tecnologias operacionais (TO), de forma integrada, com conectividade entre seus elementos e interoperabilidade entre sistemas. Esta integração ocorre tanto verticalmente, do chão de fábrica às decisões estratégicas, quanto horizontalmente, segundo as etapas do ciclo de vida de produto (do seu projeto até o seu descarte). A expressão Indústria 4.0 surgiu de uma iniciativa estratégica do governo federal da Alemanha em 2012, com o objetivo de buscar manter o seu protagonismo e a sua competitividade no fornecimento de soluções para indústrias.
Um planejamento para utilização das tecnologias da Indústria 4.0 define, para um período de tempo, que problemas serão resolvidos, com que tecnologias e sistemas, a que custo e com que resultados esperados. Uma visão holística de planejamento, com a identificação dos problemas e das iniciativas para solucioná-los, cria as condições para que haja integração entre todos os elementos de um sistema produtivo.
A RSI realiza o planejamento para adoção integrada e em fases das tecnologias preconizadas pela Indústria 4.0. As principais fases desta consultoria são (1) a realização de um Diagnóstico, (2) a elaboração de Cenários de adoção de novas tecnologias e (3) a elaboração de um Plano para Indústria 4.0, sob medida.
Hilton Marinho é Diretor Associado para Indústria 4.0 da RSI. Graduado em Informática pela PUC-Rio, atua desde 1982 nas áreas de TI e Automação Industrial. Foi analista de automação e analista consultor em empresas de Engenharia (Natron), Software/Banco de Dados (Consist), Industriais (Michelin) e Integração de Sistemas (Medusa). Foi sócio-diretor da Total System-TS Soluçoes distribuidor de tecnologia da Rockwell Automation e integração de Sistemas Industriais. Desenvolveu projetos nos segmentos de manufatura, metais e mineração, papel e celulose, alimentos e bebidas, química, óleo & gás, infraestrutura e saneamento. Experiência em equipes internacionais em projetos integrados de automação desenvolvidos na França e nos Estados Unidos. Foi professor do Departamento de Informática da PUC-Rio na área de sistemas operacionais e linguagens de programação.
Márcio Costa é Consultor Sênior nas áreas de automação e instrumentação industrial da RSI. Mestre em Sistemas Inteligentes (UERJ), possui especialização em redes de computadores (PUC-Rio). Engenheiro eletrônico com echo AnosExperiencia ('1991-01-01'); ?> anos de experiência em coordenação e execução de projetos em diversos segmentos de mercado como óleo & gás, petroquímico, siderúrgico, alimentício, vidreiro e saneamento, participando ativamente das principais etapas de um empreendimento de automação em unidades industriais de grande e médio porte com características de manufatura e de processo contínuo e batelada. Realizou projetos envolvendo importantes marcas de CLPs, SDCDs, SCADAs e Robótica, possui experiência na elaboração de padrões e metodologias de projeto, na definição e execução de testes de equipamentos e sistemas, na especificação de arquiteturas de controle e no comissionamento e partida de unidades de processo.
Marcos Villas é sócio-fundador da RSI. Doutor e Mestre em Administração (IAG/PUC-Rio) e Mestre em Computação (COPPE/UFRJ), Villas tem echo AnosExperiencia ('1981-08-01'); ?> anos de experiência profissional em TI, dos quais echo AnosExperiencia ('1995-01-01'); ?> anos em consultoria. Foi analista de sistemas em instituição sem fins lucrativos (IBASE), empresa de mineração (CESBRA) e de engenharia consultiva (Engevix). Foi gerente técnico de uma empresa de consultoria em informática (Tecnosoft) e sócio-diretor de uma empresa especializada em metodologias de desenvolvimento de sistemas (Método Informática, RJ). Na área acadêmica, Villas é Professor do Departamento de Informática da PUC-Rio desde 1983 e Professor Contratado para o MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informações (CASI), vinculado ao Departamento de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF desde 2002.
Cido Marani é Consultor Sênior de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC). Mestre em Engenharia da Computação (IPT/USP), possui especialização em Tecnologia em Análise e Projetos de Sistemas (FATEC-SP) e MBA em Gestão de Negócios (FGV), Marani tem echo AnosExperiencia ('1987-01-01'); ?> anos de experiência profissional em TI. Foi analista de sistemas em uma indústria gráfica (Irmãos VITALE). Foi supervisor de sistemas, supervisor de infraestrutura, DBA, gerente de Logística e gerente de TIC em um grupo industrial do ramo vidreiro (Grupo Wheaton). Na área acadêmica, Marani é Coordenador e Professor do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e Professor do MBA em Gestão de Negócios da Faculdade FAINAM, desde 2011.